segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OBA! FERIAS ESCOLAR DURANTE A COPA DE 2014

No dia em que o ano letivo de 2013 começa para boa parte dos alunos brasileiros, educadores e autoridades já estão preocupados com o início das atividades em 2014. A razão é o artigo 64 da Lei Geral da Copa, que determina recesso de um mês em escolas e universidades durante a competição, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
Cumprir a norma exigiria o início do ano letivo logo no começo de fevereiro, comprometendo as férias de muitas famílias no próximo verão, e levanta críticas de que a interrupção prolongada no inverno traria prejuízos pedagógicos aos estudantes - além de questões práticas, como onde deixar as crianças.
Na fonte da controvérsia, o artigo 64 diz: "Em 2014, os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa."
Como o Mundial dura um mês, escolas e instituições de Ensino Superior estarão fechadas pelo dobro do período máximo normal de férias. Para cumprir o requisito mínimo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 200 dias letivos no ano, a mudança exigiria ainda que, em 2014, as aulas começassem no início de fevereiro. Como resultado, muitas famílias teriam de abreviar a folga de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário